Bem-vindos ao meu Blog dedicado à MaxSym!

Tive a idéia de criar este blog, não só para poder ter um registo do tipo "diário de bordo", mas também para poder partilhar as minhas experiência e opiniões com várias pessoas que eventualmente estejam interessadas nesta maxi-scooter, ou estejam simplesmente curiosos!


Espero poder trocar idéias/opiniões com todos e a todos tratarei de responder a quaiquer perguntas que me façam, da melhor forma que souber.


Boas curvas a todos!


Victor M.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Instalação de suporte de top case da Shad & Givi (monokey)

Já tenho tudo o que é necessário para a instalação do suporte para a minha top case. Este post é extenso, visto que queria ajudar o máximo possível a quem quer que fosse fazer uma instalação semelhante e não se sentisse à vontade por receio de estragar alguma coisa.

Não é difícil a instalação e para terem uma idéia, foi a 1ª vez que montei estes suportes, tirei fotos da montagem e ainda assim levei perto de 50 minutos, tudo isto, sem grandes pressas. Acredito que este pequeno "bricolage" possa ser feito em menos de meia hora e com todos os passos que aqui vou descrever, já não perdem tempo a tentar descobrir onde vai o quê.

Como no meu caso, a minha top case é da Givi, do tipo monokey (isto tem a vêr com o tipo de encaixe), só as duas primeiras partes (1ª remoção do encosto, 2ª montagem do suporte da Shad), são comuns para todo o tipo de instalações de top cases, visto que no momento só existe o da Shad para esta scooter, tanto quanto sei.

O suporte da Shad tem a referência S0MX41ST, como podem vêr aqui. O kit vem com uma folha com as instrucções básicas (algo simplificadas), principalmente para quem nunca montou nenhum suporte e quer ser o próprio a fazer a instalação. De seguida, vou descrever todos os passos e alguns cuidados a têr durante a instalação.

A caixa do suporte da Shad tem dentro esta folha com algumas instruções para a desmontagem do encosto do pendura e para a posterior montagem do suporte da top case. E para quem tenha dúvidas, o encosto não pode voltar a ser montado, pois a área que antes era usada por ele, agora é quase totalmente utilizada pelo suporte. É pena, mas vai ter de ficar encostado...

Suporte e saco com todos os parafusos, anilhas e outras peças necessárias (tenham cuidado para não perder nenhum, pois não vem NADA a mais, utiliza-se tudo o que lá vem):

Reparem no orifício maior, é por aí que vai ser apertado um dos 3 parafusos do suporte.

Vamos então começar pela desmontagem do apoio do pendura (1ª fase):

1) Por baixo da almofada, existem 2 parafusos nos extremos do apoio que têm de ser desaparafusados antes de tudo:


2) Com cuidado, tratar de, pouco a pouco, aliviar os cantos com os dedos, não utilizar ferramentas nesta fase para evitar fazer riscos ou dobrar em demasia esta peça plástica (pode ficar deformada, se se forçar demais). Começar por um dos lados e pouco a pouco, aliviar a toda a volta, tendo o cuidado de não dobrar em demasia. Quando os dedos já tiverem separado a peça branca do encosto, pelas laterais em simultâneo, enfiar o mais possível os dedos e fazer pressão para fora até sair.

Como podemos vêr na foto seguinte, esta peça entra à pressão, daí o cuidado na sua remoção:

3) Existem 3 parafusos sextavados interior (acho que é assim que se chamam), para desaparafusar, o tamanho é o 6mm:

4) Tirando estes parafusos (1ª foto), o encosto saí, mostrando por baixo a existência de uma peça de borracha que também é só tirar (fim da 1ª fase):


2ª Fase
5) Agora, onde estavam os parafusos laterais do encosto, vão ser colocadas 2 peças de plástico redondas que entram com uma pequena pressão e tapam estes orifícios:



6) Colocar uma peça metálica com forma cilindrica no furo que ficou a descoberto - este vai ser por onde vai passar um dos parafusos de aperto do suporte. Lembram-se do orifício maior que falei no início? É por aí que vai passar o parafuso que passa aqui:


7) Desapertar o parafuso que indico na foto abaixo, de ambas as pegas traseiras:


8) Existem 2 peças, semelhantes à que se colocou no orifício central do suporte, mas de menor altura. Estas devem ser colocadas no local de onde se tirou os parafusos da pega do pendura:



9) Na foto seguinte, ficam com uma vista de como o suporte se vai apoiar nas peças que descrevi anteriormente e os respectivos parafusos:

10) Colocamos uma anilha em cada um dos parafusos e apertamos 1º os dos lados (por cima da "pata" do suporte) e depois o do orifício central e o resultado é este (fim da 2ª fase):


3ª Fase
11) A fase seguinte, aplica-se ao adaptador da Givi (E250) para malas de encaixe monokey, podem existir semelhanças para outro tipo de bases: 

12) Aqui vemos o conjunto de peças, mais uma vez, não sobre absolutamente nada, muito cuidado com os parafusos minorcas, vêm 2 no saco maior com as outras partes e num outro a parte vêem mais 2. Porque os puseram separados, não sei. São utilizados só mesmo no final:


13) Estas duas peças são a base própriamente dita onde se encaixa a top case:


14) Aqui estou a indicar os furos por onde devem ser passados os parafusos de aperto da base:


15) A peça maior da base tem vários orifícios, escolhí estes, por deixarem a base mais centrada no suporte, para colocar as 2 primeiras anilhas quadradas (atenção ao sentido da ranhura da anilha, NÃO é indiferente), que encaixam na perfeição. Reparem no topo do lado esquerdo, o encaixe da top case, para se orientarem:


16) Na parte mais atrás da base (lado direito da imagem), coloquei outras 2 anilhas quadradas. A ranhura das anilhas seguem a mesma orientação das anteriores (importante). Coloquem 1º os parafusos que estão mais próximos da pega do pendura e só depois os outros. Podem ter dificuldade em meter os outros 2. Estes descobbri que inicialmente facilita se os enfiarmos na diagonal e só endireitamos no fim (esta situação é normal, visto que estamos a utilizar peças de fabricantes diferentes mas não se preocupem, fica tudo certinho no fim)

17) Pela parte inferior, devemos colocar em cada um dos para fusos, 1 anilha e uma porca. As chaves necessárias aqui são uma sextavada de 5mm para os parafusos e uma chave de boca (penso que é o nome correcto) de 10mm. Podem usar uma chave de roquete nas porcas de baixo mas apenas nas mais afastadas da traseira da scooter. Nas outras, não tem distância suficiente para depois tirar a chave (sim eu tentei isso e fiz um pequeno risco a tentar tirá-la :( )
Ao apertar as porcas parcialmente, reparem que os parafusos se "ajustam" e acabam por ficar direitos. Apertem bem estes parafusos.

18) Reparem nestes pequenos orifícios, existem 4, um em cada extremo interior da base:


19) Agora, vamos colocar a parte final da base da mala. Este peça entra à pressão e tenham em atenção que à toda a volta, existem pequenas saliências que devem ser devidamente encaixadas, no final usei uma pequena chave de fendas para levantar um pouco perto deste canto (foi a última parte a ser encaixada), de forma a essa saliência do canto entrar e encaixar sem esforço:


20) Vejam agora na foto abaixo, onde vão os parafuso minorcas de que falei no início desta fase da instalação (vai um em cada canto) e devem ser apertados apenas até ficarem sem qualquer saliência relativamente à superfície, não deve ser apertado em demasia, esta última parte é de plástico (fim da fase 3):



Montagem do suporte comcluída:



Vista lateral, ainda sem a top case:


Top case da Givi montado, o meu é um V46

Vista do outro lado:

A minha apreciação relativamente a este suporte da Shad era fraca no início mas no entanto, depois de ter tudo montado, parace-me suficientemente sólida para aguentar bem com a minha top case (é de 46 litros).
Para aqueles que pensam que fica feia uam deste tamanho, devo dizer que depende das vossas necessidades e do uso que lhe dão. A minha mochila (ando com ela todos os dias) por muito carregada que esteja, cabe na perfeição, assim como um par de sacos de compras do supermercado quando tenho de ir às compras. O meu capacete consegue caber lá dentro (sou um grande cabeçudo, uso o XL) e se precisar de levar um casaco adicional, no worries, cabe tudo!

Sei que as fotos poderiam ser de melhor qualidade, mas já chove e embora ande à chuva, gosto de montar no sequinho! Espero que tenham gostado deste post e que isto possa ser útil a quem queira montar uma top case na sua maxsym. 

Qualquer dúvida que tenham, podem mandar-me um mail (aminha.maxsym@gmail.com) que tentarei ajudar no que puder e souber.
Se forem de Lisboa, poderei eventualmente dar uma mão na montagem.

Abraços e boas curvas 

10 comentários:

  1. Epá! Só agora descobri o teu blogue!

    Parabéns pelo blogue e tb parabéns pela forma como colocaste aqui a montagem da tua top-case, está excelente.

    Veiga

    ResponderEliminar
  2. Boas
    Excelente descrição.
    E quanto a vibrações da top case...esses pontos de apoio serão suficientes?
    Já agora onde se compra e qual o preço.
    o meu email é antlufig@gmail.com
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Essa mala quando a mota trava nao acende o stop também? (ACENDE UMA LUZ NA MALA?)

    ResponderEliminar
  4. Olá Veiga, bem vindo sejas! Obrigado, foi a 1ª vez que fiz uma descrição assim tão extensa, espero que seja útil para quem fôr fazer umamontagem destas!

    Abraço,

    ResponderEliminar
  5. Olá António, para já, parece-me que a montagem é sólida, ao tentares abanar a top case, ela está relativamente sólida, mas não há como vêr ao vivo. Se quiseres, eu vou ao passeio organizado pelo Veiga (gostodescooters.blogspot.com) este domingo, aparece lá!
    Podes adquirir estes acessórios na JPM Motos (onde comprei) ou na Motoponto, custou-me 90€.

    Boas curvas

    ResponderEliminar
  6. Nuno, bem vindo! Existe realmente essa possibilidade para esta mala mas é um acessório extra. Até gostava de ter isso montado na minha mala mas acho que é excessivamente caro (perto de 40€, se não me falha a memória). No entanto, estou a considerar uma alternativa caseira que deve fazer o mesmo efeito, quando o fizer, vou colocar aqui mais fotos e passos da montagem.

    Abraço,

    ResponderEliminar
  7. Boas Victor.
    Gostei do passo a passo q fizeste,talvez um dia também ponha uma top-case,se a puser vou pedir-te ajuda :)
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Olá d8, se precisares de ajuda, é só avisares para combinarmos! Mesmo que seja um modelo diferente, não hesites, e se fôr necessário, ferramenta é coisa que tenho em abundância, por isso não precisas de comprar nenhuma só para isto, agora, se quiseres começar a fazer mais coisas...

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Caro Victor obrigado pelas suas informações acerca da MaxSym.Tenho uma Sym GTS 300 e a única alteração que lhe fiz foi alterar os pneus Maxxis de origem por uns Bridgetone Hoop pois achava que os Maxxis eram muito rijos e desconfortáveis.Dizem-me que os Maxxis que vêm na MaxSym são diferentes para melhor. Agradecia a sua opinião nomeadamente em tempo de chuva. Carlos Sousa

    ResponderEliminar
  10. Olá Carlos, realmente os maxis que vêm nas GTS são muito fracos em tempo húmido (já nem digo molhado!), no caso da maxsym, esses já aquecem mais e nota-se que agarram mais mas mesmo assim, ainda não chega. Se tivessem na gts a aderência destes, não se notava tanto a diferença mas devido ao maior peso e potência, não acho que sejam os mais indicados para o tempo de chuva. No tempo seco desempenham bem a sua função, masmesmo assim, quando chegar a altura, devo trocar para os equivalente aos hoop da Bridgestone (penso que não há este modelo nas medidas da maxsym) ou então da Michelin, pois já usei no passado na gts e deixaram-me bem satisfeito.
    Abraço,
    Victor M.

    ResponderEliminar